Sunday, July 26, 2009

40. mochileiras mulheres, uni-vos!!

existem dois tipos de mochileiras: as que viajam em bando, são barulhentas, arrogantes e só conversam entre e si - e só conversam sobre a cachaça que tomaram no dia anterior. são, na maior parte das vezes, as americanas e as italianas (das últimas, estou com abuso tremendo).

existe, todavia, outro tipo de mochileira: a mochileira solitária. essas são de matar de amor - são interessantes e interessadas, conversam com todo mundo. são as que ajudam você no seu primeiro dia no hostel, quando você não sabe onde ficam as xícaras nem o caminho para o museu do prado.

as mochileiras solitárias sempre vêem as pessoas fazendo cara de "tô com peninha de você" quando dizem que estão viajando sozinhas. perguntam onde estão seus amigos, para depois arriscar: "aposto que você acabou de sair de um relacionamento ruim".

para as mochileiras que andam em bando, é impossível imaginar que estamos viajando sozinha porque PODEMOS. porque queremos. porque estamos interessadas muito mais no mundão lá fora do que no mundinho dos pubs.

sempre me apaixono pelas mochileiras solitárias - elas parecem guerreiras. em madrid, acabamos formando um mini-grupo: eu; sophia, a pisciana holandesa; e kate, a pisciana australiana. de dia, cada uma fazia seu roteiro (afinal, essa é a melhor parte de viajar sozinha: NUNCA TER QUE NEGOCIAR). à noite, nos encontrávamos para tomar uma cervejinha, comer calamares e dividir as impressões do dia.

mochileiras solitárias conversam com todos, acordam cedo para desbravar a cidade (em vez de ficar enchedo a cara cas amiga até de manhã e depois ir embora da cidade sem ter conversado com um cidadão local sequer), fazem amigos nascidos e criados na cidade, aprendem um pouco da língua, se perdem, se acham...

somos assim, elas e eu. e eu amo cada uma das meninas que encontrei - e de quem me despedi - nessa últimas quatro semanas. elas são minhas jano, minhas clarissa, minhas rachel e carol, minhas joli, minhas ceridono, minhas cilana...

5 comments:

flavia said...

por uns 15 dias fui mochileira solitaria em milao (e veneza por um dia), praga e londres. mas não fui mochileira de hostels, fui mochileira de couchsurfing.. pra conhecer "locais" é a forma perfeita!

Márcia Mesquita said...

ivi, já tá ficando mala e puxa-saco eu dizer que os textos estão fantásticos, né?

mas tão mesmo, fazer o que?

bjs

Vanessa said...

olá ivi. cheguei aqui navegando pela net e adorei o seu blog. eu também já fui mochileira solitária duas vezes. fui para berlim, amsterdam, bruxelas, brugges, londres, edimburgo e madrid (que eu me lembre :-) minha sede de novidades nao sossegou e hoje moro em londres, onde também estudo. sosseguei um pouco nas viagens porque pago uma fortuna pelo meu curso, mas em breve recomeco.
se vier para londres e/ou precisar de dicas é só falar. beijo e boa sorte. esta é mesmo uma experiencia única. vanessa

Valéria e Sandra said...

Olá Ivi!
Pra variar, não sei como cheguei até o seu BLOG, mas adorei esse post sobre "mochileiras". Já viajei sozinha para Paris e Barcelona ficando em "hostels", e quando disse para as pessoas que tava indo sozinha, olharam pra mim com aquela cara de "dó". Coitadas, mal sabem elas o quanto é bom!
Se puder, com certeza farei outras vezes...assim que a economia do mundo melhorar!!! rsrsrsrsrs
Parabéns pelo BLOG!

http://www.salpimentaeumapitadadeamor.blogspot.com

Niké said...

Oi Ivi...tambem cheguei aqui pelas minhas andanças pelo gooogle...
Efim, to indo fazer um mochilão para europa agora em fevereiro e vou sozinha!De vez em quando rola um panico...mais logo passa...
Adorei o texto e o seu blog!
Beijos