Monday, June 18, 2012

work in progress #13

essa semana tive a boa surpresa de um email de mariana david na minha caixa de entrada. nao nos conhecemos pessoalmente, mas mari me escreveu fazendo uma pergunta sobre abordar-pessoas-que-queremos-fotografar. nao vou pôr aqui o email dela porque acho que ela nao ia curtir se eu contasse pro mundo de seu novo projeto antes dela própria fazê-lo! copio entao minha resposta.

---------- Mensagem encaminhada ---------- 
De: Adelaide Ivánova 
Data: 16 de junho de 2012 22:57 
Assunto: Re: não nos conhecemos, mas. 
Para: Mariana David 


(...)


ontem eu estava no festival de fotojornalismo de hannover, e vi a palestra da rena effendi (amor). juntei toda minha coragem pra pegar o microfone e perguntar pra ela como ela aborda os seus fotografados, como ela faz pra convencê-los a posar pra ela ou pra ganhar sua confianca, pois muitas das fotos dela sao de momentos extremamente intimos, apesar de ela passar apenas duas semanas (em média) nos lugares onde vai fotografar. 


ela respondeu que se aproximou de lisa (moca da foto 20, na série house of hapinnes) numa fila pra pegar comprimidos pra ajudar na desintoxicacao de heroina. ela explicou pra lisa o trabalho e disse: eu nao estou aqui pra te julgar, meu trabalho é como um romance e você é uma das minhas protagonistas. lisa aceitou na hora, se deixou fotografar e ainda apresentou mais dependentes quimicos pra rena.  


mas mariana, o negocio é que ela, rena, tem simplesmente carisma. eu fiquei passada, a mulher tem potencial atrativo enorme, é simpática, engracada e ultra-inteligente. entao aqui, tentando responder sua pergunta, vejo que eu nao tenho resposta nenhuma hahaha. acho que tem que ter misto de sorte, carisma, um pouco de ator e falar a língua das pessoas que queremos fotografar (ou ter um tradutor, mas aí já entra outro elemento...). 


com miki e kai o que mais me ajudou foi logo no comeco do projeto contar minha vida inteira, mostrar que assim como eles se abrem pra mim eu me abro pra eles. chamei-os pra jantar na minha casa (eles nunca tinha comido mussarela, menina, acredita?), apresentei meu namorido e minhas roommates, chamei pra ir no jogo de futebol da escola, apresentei aos colegas de classe, enfim...  


mas eu tenho também muito de atriz, pq nao tenho nada em comum com eles dois e às vezes fico confusa com meus sentimentos em relacao a eles. entao o melhor é deixar minhas opinioes de lado e fingir que acho tudo normal.


(...)






pra ler o work in progress # 12

1 comment:

mari said...

Eu comecei a ler seu blog hoje através de uma amiga que me passou. Poxa, estou passando por um processo parecido de abordar as pessoas na rua e tentar sugar alguma coisa delas, sou muito tímida, então estou lutando a convencê-las a posar pra mim. Meu projeto se chama 1fotopor1real.tumblr.com a idéia é que a pessoa pose a um retrato e se puder colaborar com o minimo possivel, no caso 1 real, já é valido pra motivar locomoção ou um café. =)