Wednesday, March 06, 2013

chorou com marina? eu choro com a vida lutando pra viver

the way we did it, the way we took care of ourselves and each other, the goodness that we shown, the humanity that we've shown the world is just incredible.

frase de peter staley, ativista pelos direitos dos gays e pessoas vivendo com aids, lá pelos 52 minutos do emocionante docu how to survive a plague*.

o que me comoveu na frase foi pensar na tecla que eu sempre bato aqui, de cuidarmos umas das outras, de pararmos de nos xingarmos de quenga e vagabunda e act up + fight back o machismo, a indiferença e a violência. se não em manifestações que possam de verdade mudar o mundo, ao menos naquelas aparentemente insignificantes do dia-a-dia.

* um filme lindo sobre a mobilização na luta não somente contra a aidas, mas pela vida, nos anos 80 e 90 em ny. 30 anos depois do início da epidemia (ou praga, para usar a palavra dos ativistas), a gente esqueceu que naqueles anos, o governo norte-americano e republicano de reagan e bush-pai ignoraram as centenas de milhares de mortes e incentivaram quase que em nada o avanço nas pesquisas de medicamentos - porque, como o segundo falou, por que mudar a indústria farmacêutica, quando são essas pessoas (esses gays) que deviam mudar de atitude.

diante dos olhos de uma nação inteira, milhares de pessoas morreram por indiferença, pela moral e bons costumes. não é chocante? eu me choco.

No comments: